PERSPECTIVAS DOS PAIS QUANTO À INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN

Authors

  • Gabriela Regina Gonzaga Rabelo Universidade Federal da Paraíba
  • Talita Maria MonteiroFarias Barbosa Universidade Federal da Paraíba
  • Ivonaldo Leidson Barbosa Lima Universidade Federal da Paraíba
  • Cynderella Karla Moraes de Lima Universidade Federal da Paraíba
  • Larissa Nadjara Alves de Almeida Universidade Federal da Paraíba
  • Isabelle Cahino Delgado Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2017v12n1.36633

Abstract

O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de inclusão escolar de sujeitos com síndrome de Down de acordo com a perspectiva dos pais. Possui natureza quantitativo-qualitativa; a população foi composta por 35 pais de sujeitos com síndrome de Down que responderam a um questionário sobre o processo de inclusão escolar dos filhos. A maioria dos sujeitos está inserida na escola regular e encontram-se cursando diferentes fases do ciclo escolar. Dentre os aspectos acerca da inclusão escolar questionado aos pais, a falta de conhecimento dos profissionais que atuam na escola sobre a síndrome de Down e seus direitos foi considerada a mais recorrente. Partindo desse pressuposto, sabemos que o despreparo dos profissionais e a falta de conhecimento como um todo pela sociedade são uma grande barreira para inclusão O espaço escolar é um ambiente de interação para com os pares, ou seja, um meio que propicia o desenvolvimento do sujeito como um todo, fundamentalmente nos aspectos sociais e linguísticos. Já que no aprendizado da língua é crucial a influência dos fatores sociais, ou seja, o outro, as representações, a cultura e os diferentes contextos de utilização da língua.

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Published

2017-10-06

How to Cite

Regina Gonzaga Rabelo, G., Maria MonteiroFarias Barbosa, T., Leidson Barbosa Lima, I., Karla Moraes de Lima, C., Nadjara Alves de Almeida, L., & Cahino Delgado, I. (2017). PERSPECTIVAS DOS PAIS QUANTO À INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN. PROLÍNGUA, 12(1). https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2017v12n1.36633

Issue

Section

Artigos