MULTIMODALIDADE NA LINGUAGEM DE CRIANÇAS AUTISTAS: O "NÃO" EM SUAS DIVERSAS MANIFESTAÇÕES

Authors

  • Renata Fonseca Lima da Fonte Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem
  • Késia Vanessa Nascimento da Silva Universidade Católica de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2019v14n2.48829

Abstract

This paper aims to analyze the multimodal aspects of autistic children's language in interactive contexts of negation, from the multimodal perspective of language, in which gesture and vocal production are two facets of the same meaning matrix. Methodologically, it is a qualitative and quantitative study, in which data were extracted from the observation and analysis of the interactions of three autistic children aged between five and six years old, participants of the Autistic Spectrum Study and Care Group - GEAUT / UNICAP. For transcription, the ELAN (Eudico Linguistic Annotator) software was used, which allows audio and video transcription simultaneously. The data showed a semantic and temporal synchrony of different multimodal aspects of language: "gesture", "vocalization / prosody" and "look" in the negative statements of autistic children. Among them, motor stereotypies, gaze deviation and back-turning were characterized as peculiar multimodal aspects of “no” in autistic children.

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Author Biographies

Renata Fonseca Lima da Fonte, Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Possui doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2011), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2006), título de especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2011), especialização em saúde Pública pela Universidade de Pernambuco (2009) e graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco (2003). Atualmente é professora assistente IV da Universidade Católica de Pernambuco, atuando na Graduação em Letras e na Graduação em Fonoaudiologia. É professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco, atuando nos seguintes temas: multimodalidade, , aquisição da linguagem, interação, cegueira e distúrbios da linguagem.

Késia Vanessa Nascimento da Silva , Universidade Católica de Pernambuco

Atualmente é mestranda no Programa de Pós - Graduação em Ciências da Linguagem (UNICAP). É graduada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP, 2018) e já atuou no programa PIBIC. Tem experiência e já desenvolveu pesquisas nas áreas de Aquisição de Linguagem e Multimodalidade. Se interessa, estuda e atua também nos seguintes temas: língua portuguesa, gramática gerativa, linguística textual e sociolinguística.

Published

2020-05-06

How to Cite

da Fonte, R. F. L., & Késia Vanessa Nascimento da Silva. (2020). MULTIMODALIDADE NA LINGUAGEM DE CRIANÇAS AUTISTAS: O "NÃO" EM SUAS DIVERSAS MANIFESTAÇÕES. PROLÍNGUA, 14(2), 250–262. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2019v14n2.48829