HUMOR, ARGUMENTAÇÃO E HETEROGENEIDADE: QUESTÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
Resumen
O presente artigo, resultado de discussões e reflexões sobre o ensino de leitura em encontros de planejamento entre docentes de curso de Letras, considerando que o trabalho do professor na escola básica é balizado, em tese, pelos PCN, como referência central, e que, como se pode inferir, tais parâmetros dão voz a diferentes correntes teórico-metodológicas no trabalho com a linguagem, discute e apresenta possibilidades de leitura através de algumas dessas abordagens. Assim, articulando a relação entre o sujeito clivado pelo inconsciente e a heterogeneidade da linguagem, analisa textos de diferentes gêneros subtraídos do jornal Folha de São Paulo, da revista Isto É e de sites da internet. Nestes, a heterogeneidade se flagra como recurso para a produção do humor ou como argumento de autoridade, constituindo-se e robustecendo-se através desses recursos discursivos que a linguagem põe em jogo. Além disso, fazendo referência a teorias de gênero que ecoam nos PCN, apresenta análise de textos humorísticos, como crônica e charge, que conjugam entretenimento e crítica social, e de textos jornalísticos, como uma notícia e um artigo de opinião, numa leitura para além da superfície textual.Descargas
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Santos, J. S. dos, & Silva, L. H. O. da. (2012). HUMOR, ARGUMENTAÇÃO E HETEROGENEIDADE: QUESTÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA. PROLÍNGUA, 6(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/prolingua/article/view/13562
Número
Sección
Artigos