A SIGNIFICAÇÃO NAS QUESTÕES DE VESTIBULAR: DADOS EM PROL DE UMA TEORIA SEMÂNTICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Resumen
Propostas voltadas para a inserção de conteúdos que explorem os elementos da língua como constituintes do(s) sentido(s), na interface entre a Semântica e a Pragmática, passam a ser imperiosas, haja vista os aspectos relativos à significação apresentarem-se como um dentre os níveis de importância para que se estabeleça (no ensino) a almejada análise reflexiva (linguística) sobre os fenômenos da língua. Nesses termos, o objetivo deste artigo é demonstrar a) a contribuição dos estudos semânticos na efetivação da reflexão linguística e b) a ocorrência disso em provas de vestibular, como sinal de uma mudança de paradigma. Assim, o corpus desta pesquisa é composto por 3 questões extraídas de provas de vestibular de Língua Portuguesa, aplicadas em instituições de ensino superior brasileiras, com o interesse de apresentar a busca da reflexão linguística atrelada à exploração da significação. As questões não foram escolhidas pela valoração a um exame específico, ou a uma instituição promotora em que é realizado, mas por se constituírem dados da presença da reflexão linguística nesse tipo de avaliação. Em nossas análises, de cunho qualitativo, mostraremos que as questões das provas exploram o nível semântico quando é exigida a reflexão sobre o funcionamento das relações lexicais, tais como a sinonímia e a ambiguidade, como também a reflexão acerca dos efeitos de sentido de construções gramaticais. Em síntese, a almejada reflexão sobre a língua pode se efetivar por meio do trabalho com a significação.Descargas
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Publicado
2015-05-19
Cómo citar
Souza, J. W. A. de, & Ferraz, M. M. T. (2015). A SIGNIFICAÇÃO NAS QUESTÕES DE VESTIBULAR: DADOS EM PROL DE UMA TEORIA SEMÂNTICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. PROLÍNGUA, 9(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/prolingua/article/view/24302
Número
Sección
Artigos