POSIÇÕES ENUNCIATIVAS ENTRE NAMORAR E FICAR: JOVENS ESCREVENDO NA ESCOLA

Autores/as

  • Adriane Teresinha SARTORI Universidade Federal de Minas Gerais

Resumen

Este trabalho visa apresentar uma análise de textos argumentativos produzidos por alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola de Belo Horizonte, tendo como tema central relacionamentos contemporâneos, mais especificamente a escolha por namorar ou ficar. Esses textos integram um projeto desenvolvido em escolas públicas, que visa auxiliar o desenvolvimento de capacidades de leitura e escrita de discentes da educação básica e concomitantemente contribuir para a formação inicial e continuada de professores. A análise das escritas desses alunos, embasada em perspectiva enunciativa de linguagem (BAKHTIN, 1986, 2003), revela o jogo discursivo que empreenderam para “dizerem-se” participantes jovens de uma cultura masculina ou feminina. Assim, ao defenderem uma tese, os discentes marcaram posições enunciativas carregadas de sua visão de mundo e do que consideram ser homem e ser mulher no contexto sóciohistórico atual. A escrita escolar permite, portanto, um trabalho significativo de (des)velamento da realidade, indispensável para a emergência de discursos sociais legitimados, visando, em última instância, uma ressignificação desses dizeres.

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Publicado

2016-02-24

Cómo citar

SARTORI, A. T. (2016). POSIÇÕES ENUNCIATIVAS ENTRE NAMORAR E FICAR: JOVENS ESCREVENDO NA ESCOLA. PROLÍNGUA, 10(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/prolingua/article/view/27891

Número

Sección

Artigos