CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Vanuze Maria Pacheco Cavalcante Universidade Estadual de Montes Claros
  • Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais

Resumen

Este artigo relata os resultados de um projeto de intervenção educacional cujo objetivo foi ensinar estratégias metacognitivas de leitura a alunos do 9º ano de uma escola pública, a fim de verificar em que medida o ensino sistemático de estratégias metacognitivas de leitura melhoram a relação de compreensão e aprendizagem que os alunos mantêm com textos escolares. Assim, visando desenvolver habilidades de leitura que visam à compreensão e à aprendizagem, a partir de pressupostos das ciências cognitivas, cinco estratégias foram selecionadas para ensino, a saber: i) definição de objetivos de leitura; ii) identificação do tema; iii) identificação ou construção da ideia principal; iv) construção de inferências pela ativação de conhecimentos prévios; v) elaboração de resumo. Os resultados confirmam a efetividade do uso das estratégias metacognitivas na medida em que atitudes antes não observadas nos alunos puderam ser claramente percebidas, como o aumento da atenção e do auto-monitoramento – ações que levaram à avaliação e regulação da própria compreensão leitora. Contudo, ficou latente que a durabilidade e efetividade dos resultados só serão alcançados a partir do momento em que a ativação de estratégias metacognitivas de leitura forem admitidas como cotidianas e necessárias ao fazer educacional, permitindo, assim, que os aprendizes as incorporem como práticas habituais.

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Publicado

2016-09-14

Cómo citar

Cavalcante, V. M. P., & Ribeiro, M. C. M. de A. (2016). CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL. PROLÍNGUA, 11(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/prolingua/article/view/30628

Número

Sección

Artigos