MAPEAMENTO DAS INICIATIVAS DE ESCRITA EM LÍNGUA MATERNA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: RESULTADOS PRELIMINARES

Auteurs-es

  • Ana Valéria Bisetto Bork UTFPR
  • Charles Bazerman UCSB
  • Francini Percinoto Poliseli Correa UNESPAR
  • Vera Lúcia Lopes Cristovão UEL

Résumé

Este artigo visa apresentar o projeto de pesquisa Iniciativas de Leitura e Escrita na América Latina (ILEES), o qual tem como objetivo realizar um mapeamento das iniciativas de ensino e pesquisa em leitura e escrita no ensino superior. Após a exposição do contexto e objetivos gerais do projeto, a equipe ILEES Brasil apresenta, de forma mais pontual, uma visão geral das iniciativas de escrita desenvolvidas no ensino superior no cenário brasileiro e aborda as tendências que emergiram do questionário online. Além da exposição dos dados coletados sobre as iniciativas em língua materna, apontamos questões referentes às universidades participantes, ao campo de atuação dos professores pesquisadores que colaboraram na enquête, aos tipos de iniciativas desenvolvidas, aos autores influentes da área e aos principais periódicos e bases de dados referentes à escrita e leitura no ensino superior. Ao final, tecemos algumas observações sobre os resultados preliminares da pesquisa e sobre os próximos passos a serem realizados.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2015-05-19

Comment citer

Bork, A. V. B., Bazerman, C., Correa, F. P. P., & Cristovão, V. L. L. (2015). MAPEAMENTO DAS INICIATIVAS DE ESCRITA EM LÍNGUA MATERNA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: RESULTADOS PRELIMINARES. PROLÍNGUA, 9(1). Consulté à l’adresse https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/prolingua/article/view/24309

Numéro

Rubrique

Artigos