OS PARADIGMAS DE “TU” E “VOCÊ” NO CONTEXTO DATIVO NAS CARTAS PERNAMBUCANAS

Auteurs-es

  • Helder Aquino de Melo UFRPE
  • Valéria Severina Gomes UFRPE

DOI :

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n1.52197

Mots-clés :

Carta pessoal, Tu e você em contexto dativo, Fatores sociais, Fatores formais

Résumé

O presente artigo dá continuidade a estudos prévios acerca do Português Brasileiro (PB) no tocante à inserção do “você” no paradigma pronominal e seu encaixamento nos demais contextos sintáticos (GOMES, 2014; LOPES e OLIVEIRA, 2018). Nesse sentido, visa ampliar os resultados desses estudos com a abordagem da relação sintática dativa em manuscritos pernambucanos dos séculos XIX e XX, tanto do ponto de vista do fator estrutural quanto social (LABOV, WEIRICH e HERZOG, 2006). Para essa discussão, tomou-se por base também a teoria do Poder e da Solidariedade (BROWN e GILMAN, 1960), a Teoria da Polidez (BROWN e Levinson, 1987) e os Padrões Sociolinguísticos (LABOV, 2008). Inicialmente foi feita a reconstrução da performance desses documentos, considerando as condições em que foram produzidos, o perfil dos missivistas e a relação com os seus interlocutores, discutindo os fatores sociais e pragmáticos. Em seguida, verificou-se o processo de variação dos pronomes pertencentes aos paradigmas do “tu” e “você” no contexto morfossintático dativo. Um dos resultados aponta que as escolhas das formas pronominais estão diretamente vinculadas ao tipo de relação estabelecida entre os missivistas, considerando o uso do dativo em correlação com cada subgênero analisado.

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Bibliographies de l'auteur-e

Helder Aquino de Melo, UFRPE

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Graduado em Letras Português e Espanhol pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Membro do Grupo de Pesquisa Tradições Discursivas do Ceará (TRADICE/UFC) e do Grupo de Pesquisa Estudos da Língua em Uso (ELU/UFRPE). e-mail: he7der@gmail.com

Valéria Severina Gomes, UFRPE

Professora do Curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Professora do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL) da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Tradições Discursivas do Ceará (TRADICE/UFC) e pesquisadora do Laboratório de Edição de Documentos de Pernambuco (LEDOC) e do projeto nacional Para a História do Português Brasileiro (PHPB). e-mail: lelavsg@gmail.com

Publié-e

2020-10-26

Comment citer

Aquino de Melo, H., & Severina Gomes, V. (2020). OS PARADIGMAS DE “TU” E “VOCÊ” NO CONTEXTO DATIVO NAS CARTAS PERNAMBUCANAS. PROLÍNGUA, 15(1), 54–66. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n1.52197