OS PROCESSOS DE SIMPLIFICAÇÃO FONOLÓGICA NA DESCRIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS FALANTES DO PORTUGUÊS EM SITUAÇÕES AQUISICIONAIS TÍPICAS E ATÍPICAS

Auteurs

  • Elizabeth R. Teixeira Universidade Federal da Bahia

Résumé

Independentemente da língua ambiente a que estejam expostas, as crianças simplificam, de diferentes formas, a fala adulta que escutam e com a qual interagem em seu ambiente linguístico. Descrevemos, aqui, de forma resumida, os padrões encontrados na fala de crianças adquirindo o português. Com este objetivo, fazemos uma retrospectiva dos estudos que temos desenvolvido nos últimos 30 anos utilizando o arcabouço teórico da Fonologia Natural para a análise de amostras da fala infantil (TEIXEIRA, 1980, 1985, 1988, 2011, 2014). A noção de Processos de Simplificação que afetam os elementos do sistema de sons em diferentes posições prosódico-silábico-lexicais ressalta o fato de que o desenvolvimento fonológico leva à expansão das possibilidades estruturais em relação aos padrões de fala da criança e à criação e estabelecimento de um complexo sistema de contrastes semelhante àquele encontrado no sistema adulto. Devido a sua propriedade em termos de abrangência e flexibilidade para a descrição dos padrões maturacionais, estes Processos têm sido relatados, também, na investigação do desenvolvimento de crianças em situações aquisicionais variadas i.e., tanto em condições normais bem como em casos em que existem diferentes tipos de atipicidades – nos desvios fonológicos (INGRAM, 1976; GRUNWELL, 1981, 1982; TEIXEIRA, 1985; VALENZUELA, 2007; OLIVEIRA, 2009), na dislexia (MELO, 2010; PEPE, 2010) e na deficiência intelectual (IACONO, 2014). Examinaremos, aqui, sua utilização, em especial, em estudos sobre os desvios fonológicos evolutivos em crianças falantes do Português Brasileiro.

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Publiée

2016-02-04

Comment citer

Teixeira, E. R. (2016). OS PROCESSOS DE SIMPLIFICAÇÃO FONOLÓGICA NA DESCRIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS FALANTES DO PORTUGUÊS EM SITUAÇÕES AQUISICIONAIS TÍPICAS E ATÍPICAS. PROLÍNGUA, 10(1). Consulté à l’adresse https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/prolingua/article/view/27589

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Artigos