“NADA DO QUE FOI SERÁ DE NOVO DO JEITO QUE JÁ FOI UM DIA”? – O LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS EM FOCO

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n2.58819

Mots-clés :

Livro didático, Português, Historiografia da Linguística, Linguística Aplicada, Projeto didático

Résumé

A partir de contribuições da Historiografia da Linguística e da Linguística Aplicada, neste artigo, buscamos responder a duas questões: I) que linhas de (des)continuidade existem entre os projetos didáticos de um livro contemporâneo e de um livro da década de 90 do século XX para ensinar português como língua materna no último ano do Ensino Fundamental? (EF); e II) que relações podem ser estabelecidas entre essas linhas de (des)continuidade e as propostas teórico-metodológicas para o ensino de Português? De modo a responder às questões postas, analisamos duas unidades que se organizam em torno do ensino da argumentação nos volumes destinados ao último ano do EF das seguintes coleções: Linguagem Nova, de Carlos Emílio Faraco e Francisco Marto Moura (1994), e Português: Conexão e Uso, de Dileta Delmanto e Laiz Barbosa de Carvalho (2018). Em nossa análise, identificamos duas continuidades e cinco descontinuidades. As continuidades têm suas origens em encaminhamentos para o ensino de línguas existentes há séculos; já as descontinuidades estão relacionadas a discursos gestados no ambiente acadêmico brasileiro a partir da década 70 do século XX que se tornaram oficiais posteriormente.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Bruno Alves Pereira, Universidade Estadual da Paraíba/Universidade Federal da Paraíba

Professor de Língua Portuguesa e Linguística no Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

Publiée

2021-12-10

Comment citer

Alves Pereira, B. (2021). “NADA DO QUE FOI SERÁ DE NOVO DO JEITO QUE JÁ FOI UM DIA”? – O LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS EM FOCO. PROLÍNGUA, 16(2), 61–75. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n2.58819