A ABORDAGEM COMUNICATIVA EM LIVROS DIDÁTICOS DE ESPANHOL PARA O CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO

Autores

  • Valdecy de Oliveira Pontes Universidade Federal do Ceará
  • Alexandra Maria de Castro Santos Araújo Universidade Federal do Amapá
  • Eduardo César Pereira Souza Universidade Federal do Amapá

Resumo

Neste artigo, tratamos, inicialmente, da abordagem comunicativa em livros didáticos de Espanhol Língua Estrangeira (E/LE) para o curso de Secretariado Executivo. Na sequência, abordamos o problema, os objetivos do estudo, que é, predominantemente, qualitativo, descritivo e bibliográfico. No presente trabalho, assumimos os pressupostos teóricos de Almeida Filho (1993), Martinez (2009), bem como o que afirmam os estudiosos da área no Brasil. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizamos um roteiro de análise sobre conteúdos de situações comunicativas, gramaticais/uso linguístico, exercícios/noções linguísticas e funcionais, gramaticais/contextos comunicativos/fragmentos de frases isoladas. Ao final, com base na amostra dos livros “Español para Secretariado” e Espanhol para Secretariado: um guia prático para secretários, assessores e assistentes, evidenciamos tratamento parcial nas respostas às perguntas do roteiro sob análise em que foi possível perceber um maior direcionamento para um viés de ensino estruturalista, com atividades de preenchimento de lacunas e repetição de formas em ambos os livros, mas também exercícios voltados para o contexto comunicativo.

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Publicado

2016-02-24

Como Citar

Pontes, V. de O., Araújo, A. M. de C. S., & Souza, E. C. P. (2016). A ABORDAGEM COMUNICATIVA EM LIVROS DIDÁTICOS DE ESPANHOL PARA O CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO. PROLÍNGUA, 10(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/prolingua/article/view/27897

Edição

Seção

Artigos