v. 16 n. 2 (2021): Número Atemático

					Visualizar v. 16 n. 2 (2021): Número Atemático
Publicado: 2021-12-10

Editorial

  • APRESENTAÇÃO

    Regina Celi Mendes Pereira, Fábio Alexandre Silva Bezerra
    i
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n2.61647

Artigos

  • CONCEPÇÕES DE ESCRITA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: O QUE DIZ E O QUE FAZ O PROFESSOR?

    Tatiane Vieira Almeida, Pollyanne Bicalho Ribeiro, Mônica de Souza Serafim
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n2.58783
  • POR UMA AMPLIAÇÃO DA COMPREENSÃO SOBRE O TRABALHO DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL: UMA PROPOSTA DE ADAPTAÇÃO DA INSTRUÇÃO AO SÓSIA

    Mariana Pérez
    15-30
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n2.58792
  • SOBRE A RELAÇÃO ORIENTANDOS-ORIENTADORES E METODOLOGIA DE PESQUISA: UMA INVESTIGAÇÃO NO ÂMBITO DE UM PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NO BRASIL

    Wallace Dantas, Eliete Correia dos Santos Eliete Correia dos Santos
    31-44
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n2.58814
  • O CELPE-BRAS NA VISÃO DA COORDENADORA DE UM CURSO DE PORTUGUÊS PARA CANDIDATOS AO PEC-G

    Cynthia Israelly Barbalho Dionísio, Socorro Cláudia Tavares de Sousa
    45-60
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n2.58710
  • “NADA DO QUE FOI SERÁ DE NOVO DO JEITO QUE JÁ FOI UM DIA”? – O LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS EM FOCO

    Bruno Alves Pereira
    61-75
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n2.58819
  • CRENÇAS DE PROFESSORAS SOBRE ENSINAR LÍNGUA ESTRANGEIRA MEDIADA PELO TELETANDEM

    Rickison Cristiano de Araújo Silva, Fábio Marques de Souza
    76-89
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n2.58820
  • TRANSFORM(A)AÇÃO NA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA: ATIVIDADES DIDÁTICAS BASEADAS NOS LETRAMENTOS CRÍTICOS

    Patrícia Mara de Carvalho Costa Leite, Altair Bernardo
    90-104
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n2.58780
  • (RE)PENSANDO A AVALIAÇÃO DE LÍNGUA ESPANHOLA COM USO DE MATRIZ DE DESCRITORES: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

    Iandra Coelho
    105-116
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n2.58821
  • EL BILINGÜISMO Y EL PARAGUAY: LA NOCIÓN DE BILINGÜISMO EN EL CONTEXTO LINGÜÍSTICO PARAGUAYO

    Tiele dos Santos Kawarlevski
    117-127
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n2.58830
  • PROFICIÊNCIA, CONTROLE EXECUTIVO E TIPOLOGIA DAS LÍNGUAS E SEUS EFEITOS SOBRE O ACESSO LEXICAL EM BI/MULTILÍNGUES

    Letícia Priscila Pacheco, Maryvone C. de Morais
    128-139
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n2.58787
  • O SUJEITO ENTRE-LÍNGUAS: UMA ANÁLISE ANTROPOLÓGICA E ENUNCIATIVA DO IMIGRANTE AFRICANO NO BRASIL

    Isabela Barbosa do Rêgo Barros, Monika Lira Malhoit , Flávio Rômulo Alexandre do Rêgo Barros
    140-151
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n2.58759
  • A VARIAÇÃO DO TEMPO FUTURO EM JORNAIS ON-LINE DO CEARÁ

    Alexandra Araújo
    152-163
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n2.58823
  • PRONOMES PESSOAIS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO CULTO FALADO: CONFRONTO ENTRE NORMA E USO

    Juliano Desiderato Antonio, Dayane, Maria Rita
    164-179
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n2.58829
  • (NÃO)BINÁRIO? A (NÃO)MARCAÇÃO DE GÊNERO NA LÍNGUA

    Ezequiel Nunes Pires
    180-188
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n2.58171
  • ANÁLISE DIALÓGICA DO ENUNCIADO “E DAÍ?”: A PROLIFERAÇÃO DISCURSIVA EM CONTEXTO DE PANDEMIA

    Wilder Kleber Fernandes de Santana, Sr. Junior, Lucas Lopes Rodrigues
    189-198
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n2.58806
  • DESEMPENHO LINGUÍSTICO INICIAL DE CRIANÇAS COM MICROCEFALIA SECUNDÁRIA A SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA VÍRUS

    Luciane Spinelli-Pessoa, Giorvan Anderson dos Santos Alves Alves, Manuela Leitão de Vasconcelos Vasconcelos, Tatiana Michelinne Aires Neves Neves, Larissa Nadjara Alves Almeida Almeida, Pricilla Fernanda Menezes de Almeida Almeida
    199-208
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n2.58833
  • COMBINATÓRIAS FONOTÁTICAS NAS PRIMEIRAS PALAVRAS DE DUAS CRIANÇAS GÊMEAS DIZIGÓTICAS

    Jéssica Caroline Aguiar, Maria de Fátima de Almeida Baia, Antônio Magalhães
    209-223
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n2.58828
  • ENUNCIAÇÃO E TENSIVIDADE NO DISCURSO DA MÍDIA JORNALÍSTICA SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19

    Otavia Farias, Ricardo Leite
    224-236
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n2.58832
  • ANÁLISE DE RECURSOS VISUAIS DE UM ANÚNCIO PUBLICITÁRIO

    Cleiton Reisdorfer Silva
    237-245
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n2.58835
  • VIDEOGAME, ASSOCIAÇÕES LINGUÍSTICAS E DESORDENS DE MEMÓRIA: ENCONTROS E REVELAÇÕES

    Iva Ribeiro Cota, Nirvana Ferraz Santos Sampaio
    246-255
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n2.58810
  • PERFORMANCE E PERFORMATIVIDADE: APROXIMAÇÕES ENTRE JUDITH BUTLER E J. L. AUSTIN

    Jade Bueno Arbo
    256-266
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n2.58805