PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA VOLTADO AO USO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE: PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2018v22n3.35054Resumo
Objetivo: Identificar a percepção dos profissionais de saúde quanto a um programa de Educação Continuada (EC) voltada ao uso de novas tecnologias no campo da saúde. Materiais e Métodos: Estudo descritivo e exploratório de abordagem quantitativa, realizado em um hospital privado situado na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Para coleta de dados foi elaborado um instrumento de percepção do tipo atitudinal Likert, composto por quatro dimensões (serviço de EC como um espaço estimulador de conhecimento sobre Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em saúde; uso de TIC em saúde como ferramenta estimuladora do trabalho interprofissional; uso do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) e a sua relação com a promoção do processo de Educação Permanente em Saúde (EPS); e, o PEP como instrumento qualificador para assistência à saúde) e 17 asserções positivas randomizadas. Participaram do estudo 71 profissionais de saúde (médico, enfermagem e fonoaudiólogo). Resultados: A média da pontuação das dimensões estava dentro do intervalo de classificação denominado “percepção boa/positiva”, o que indicou concordância entre os respondentes quanto às ações desenvolvidas pelo programa de EC. Os participantes inferiram o programa como um espaço estimulador para a qualificação de uso de tecnologias no processo de cuidar, trabalho interprofissional e promoção da EPS.Conclusão:As ações do programa de EC possuem potencial para qualificar a assistência à saúde e a construção de significados relacionados ao uso de novas tecnologias em saúde. DESCRITORES Educação Permanente.Educação em Saúde.Tecnologia da Informação.Downloads
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Publicado
2018-04-13
Como Citar
CARDOSO, R. B., PALUDETO, S. B., & FERREIRA, B. J. (2018). PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA VOLTADO AO USO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE: PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 22(3), 277–284. https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2018v22n3.35054
Edição
Seção
Ensino