Desempenho Reprodutivo de Ovelhas Deslanadas Morada Nova no Estado do Ceará
Resumo
O desempenho reprodutivo de ovelhas Morada Nova-variedade vermelha foi avaliado através do registro de 1.768 observações provenientes de 660 diferentes matrizes, obtidos durante um período de sete anos (1981-1987). As principais características reprodutivas das ovelhas apresentaram os seguintes valores: taxa de cobertura (TC) = 97,0%; parição (TP) = 91,0% e prolificidade (PR) = 1,45. O ano de cobertura e/ou parição teve influência significativa (P<0,01) em todos os parâmetros reprodutivos enquanto o peso corporal influenciou significativamente a TC (P<0,05) e a PR (P<0,01). A idade da ovelha afetou, em menor grau (P<0,10), somente a TC. Considerando o sistema extensivo de produção e as características do clima semi-árido, conclui-se que as ovelhas Morada Nova apresentam um bom desempenho reprodutivo, com uma prolificidade maior que as relatadas nas outras raças de ovinos criadas no Nordeste.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).