Rendimento e Conformação de Carcaça de Cabritos Mestiços Anglo-Nubiana x SRD e Boer X SRD Criados em Regime Semi-Intensivo no Estado do Ceará
Resumo
O experimento foi conduzido no Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Ceará. Foram avaliados 12 cabritos mestiços inteiros, abatidos com 9 meses de idade, sendo 6 mestiços Boer x SRD e 6 Anglo-Nubiano x SRD. Avaliou-se o peso pré-abate, peso e rendimento da carcaça quente e fria e a conformação. A análise da variância não mostrou diferenças significativas (P>0,05) entre ambos os grupos genéticos no peso e no rendimento da carcaça. Os pesos médios de carcaça quente e fria foram de 9,50±0,7 e 9,46±0,8 kg para os cabritos mestiços Boer e de 10,30±0,6 e 10,18±0,6 kg para os mestiços Anglo-Nubiano, respectivamente. O rendimento da carcaça quente e fria foi de 40,74±2,3 e 40,56±1,8 nos cabritos mestiços Boer e 42,25±1,8 e 41,46±2,4 nos mestiços Anglo-Nubiano, respectivamente. Entretanto, as carcaças dos cabritos mestiços Boer apresentaram uma maior percentagem com melhor conformação (66,6%) que as de mestiços Anglo-Nubiano (33,3%). Conclui-se que cabritos mestiços abatidos com menos de 25,0 kg, provenientes do cruzamento de reprodutores da raça Boer com cabras SRD apresentam carcaças similares, exceto na conformação, que os mestiços Anglo-Nubiano e maiores estudos devem ser realizados com animais de maior peso corporal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).