Comparação de Diferentes Funções Matemáticas no Ajuste de Curvas Individuais de Lactação de Cabras ½ Pardo-Alpina x Moxotó
Resumo
Os dados utilizados neste estudo são oriundos de 1.008 lactações, referentes a 27.303 controles semanais de 346 cabras 1/2 Pardo-Alpina x Moxotó. As funções Quadrática (FQ) e Quadrática Logarítmica (FQL) foram ajustadas por regressão linear e as funções Gama Incompleta (FGI), Polinômio Segmentado Quadrático-Quadrático (FPSQQ) e Difásica (FD) foram ajustadas por processo interativo. Os critérios utilizados para verificar a qualidade do ajuste para cada função foram: Coeficiente de Determinação Ajustado (Ra2), porcentagem de desvios entre as produções totais observadas e estimadas (DPLE), porcentagem de curvas típicas e estimativas das características da curva como produção e tempo de pico da lactação (PP e TP). A FQ, FQL e PSQQ estimaram os menores DPLE. Quanto à estimativa de PP e TP, os melhores resultados foram obtidos para a FQ, FGI e FQL, pois apresentaram maior número de curvas típicas estimadas. Maior percentagem de lactações (65,11 %) com valores de Ra2>70% foi obtida pela FPSQQ.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).