Comportamento Diurno de Bovinos e Ovinos sob Pastejos Simples e Combinado, em Pastagem Nativa de Mimoso, em Diferentes Épocas do Ano
Resumo
Avaliou-se o comportamento de pastejo de ovinos da raça Santa Inês e bovinos Nelore, em três diferentes épocas do ano (chuva, meia-estação e seca), na Fazenda Experimental da Embrapa Meio-Norte, em Campo Maior, Piauí. A área experimental foi de 30 ha de pasto natural, dividida igualmente em três piquetes, sendo um pastejado por bovinos, outro por ovinos e, o terceiro, por bovinos e ovinos conjuntamente. Foi avaliado o tempo em que os animais permaneciam em pastejo ou ruminação, em pé ou deitados, e em campo aberto (ao sol) ou sob árvore (à sombra). O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em sub-parcela, combinando-se época do ano na parcela e animal na sub-parcela. A época do ano não influenciou no tempo de pastejo, que foi maior para ovinos do que para bovinos. Maior tempo de ruminação foi observado na época das chuvas, e, considerando animais, foi maior para bovinos do que para ovinos. Apesar das altas temperaturas, os animais passaram cerca de 11 horas/dia em campo aberto. O tempo de permanência em pé ou deitado não variou entre animais, porém o tempo em pé foi menor na época das chuvas. Nessa época, o teor de proteína bruta do pasto (8,29%) foi cerca de quatro vezes maior que na época seca. Os bovinos e ovinos são igual e altamente adaptados às condições ambientais. Os ovinos decrescem o tempo de pastejo quando pastejando conjuntamente com bovinos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).