Rendimento Forrageiro e Características Morfológicas de Cynodon nos Períodos Chuvoso e Seco
Resumo
Foram avaliadas a produtividade de forragem e a sua composição em lâmina foliar (LF) e colmo (C) e a relação LF/C de oito cultivares de Cynodon: C. dactylon (L.) Pers. var. Aridus cv. Callie (capim-gramão), C. dactylon (L.) Pers. cv. Coastcross, C. nlemfuensis Vanderyst cv. Estrela Africana, C. dactylon cv. Florakirk., C. nlemfuensis Vanderyst var. nlemfuensis cv. Florico, C. nlemfuensis Vanderyst var. nlemfuensis cv. Florona, C. nlemfuensis cv. Tifton-68, e C. spp. cv. Tifton-85. O ensaio foi realizado nos períodos chuvoso e seco de 2001, na área experimental da Embrapa Meio-Norte, em Teresina, PI, com o período seco caracterizado por elevadas insolação e temperatura. A área experimental recebeu 100 kg de N/ha/ano. No período seco foi aplicada irrigação de baixa pressão. Foi adotado o arranjo em parcelas subdivididas, em delineamento inteiramente ao acaso com quatro repetições, sendo as cultivares os tratamentos principais e os períodos, as subparcelas. Não foi constatada interação cultivar x período para nenhuma das variáveis estudadas. O período não influenciou a produtividade de forragem, mas no período seco observaram-se mais alta produção de lâminas foliares, maior relação LF/C e predominância de tecidos vivos, em relação ao período das chuvas. Nas cultivares Florakirk e Tifton-85 foram observadas as mais elevadas produtividades de forragem, sendo 10,50 e 9,36 t de MS/ha, respectivamente. Tifton-85 destacou-se ainda pela alta relação LF/C (1,05) e material vivo (81,9%). A produtividade de forragem e a porcentagem de lâminas foliares e tecidos jovens são maiores na seca (sob irrigação) que na chuva.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-08-19
Como Citar
Azar, G. S., Nascimento, M. do P. S. C. B. do, Nacimento, H. T. S. do, Oliveira, M. E. de, & Carvalho, M. S. S. (2011). Rendimento Forrageiro e Características Morfológicas de Cynodon nos Períodos Chuvoso e Seco. Revista Científica De Produção Animal, 11(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rcpa/article/view/42749
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).