Terminação de Ovinos da Raça Santa Inês em Pastejo Rotacionado dos Capins Tifton-85, Tanzânia e Marandu, com Suplementação
Resumo
O desempenho de ovinos da raça Santa Inês foi avaliado em pastos dos capins Tifton-85 (
Cynodon spp), Tanzânia (Panicum maximum) e marandu (Brachiaria brizantha), os animais foram divididos em três grupos que receberam suplementação na base de 0%; 1% e 2% do peso vivo. Utilizou-se o pastejo rotacionado com quatro dias de ocupação e 32 dias de descanso, com taxa de lotação 3,0 UA/ha. Adotou-se o delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial 3 x 3 (três gramíneas e três níveis de suplementação). A produção de MS do capim-Tanzânia (2,8 t/ha) foi superior (P<0,05) à das demais gramíneas, seguido pelos capins marandu (1,8 t/ha) e Tifton-85 (1,2 t/ha). O ganho de peso vivo/dia não diferiu (P>0,05) entre gramíneas, com média 140,88 ± 34,09 g/dia, porém, houve diferença (P<0,05) entre os níveis de suplementação, com resposta linear crescente (P<0,01). Estimando-se incremento de 58,53 g/dia por unidade de aumento no nível de suplementação em relação ao peso vivo. O capim Tanzânia proporciona uma maior produção de forragem na terminação de ovinos da raça Santa Inês com composição bromatológica semelhante aos capins Tifton-85 e Marandu. A suplementação concentrada em terminação de ovinos, em pastagem cultivada, aumenta o desempenho produtivo dos animais, diminuindo a idade ao abate.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).