Desempenho de Cabras da Raça Anglonubiana com Suplementação Alimentar a Base de Feno de Leucena
Resumo
Avaliou-se o efeito da suplementação com feno de leucena sobre o desempenho ponderal de cabras e suas crias, submetidas a manejo alimentar em pastagem
mista. Utilizou-se 27 cabras entre o terço final da gestação e o desmame, em pastagem mista formada pela associação do capim-andropogon com vegetação nativa, com lotação de 10 cabras/ha. Os tratamentos foram: pastagem sem suplementação; pastagem mais suplemento composto por feno de leucena, milho e farelo de soja e pastagem mais suplemento composto por feno de leucena e milho. O suplemento foi oferecido ao nível de 1% do peso vivo. As cabras foram pesadas a cada 15 dias e as crias, ao nascer e ao desmame. Os cabritos foram submetidos ao “creep feeding”. A suplementação não influenciou (P>0,05) o peso das cabras entre o terço final da gestação e o desmame nas duas estações reprodutivas. O peso ao nascer das crias do tratamento sem suplementação foi 3,1 kg, menor que o das crias cujas cabras foram suplementadas (3,8 a 3,9 kg). O peso ao desmame, (16,2 a 17 kg) não diferiu (P>0,05) entre as suplementações, contudo, os animais desmamados no período seco apresentaram menor peso (15,6 kg), quando comparados aos desmamados no período chuvoso (17,4 kg). A suplementação avaliada não influenciou o peso de cabras mantidas em pastagem de capim-andropogon associado à vegetação lenhosa nativa em mata de cocais e resultou em aumento do peso das crias ao nascer. A lactação de cabras anglonubianas no período chuvoso resultou em maior peso ao desmame das crias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).