Estudo de Populações de Ovinos Santa Inês Utilizando Técnicas de Análise Multivariada
Resumo
A divergência entre ovinos Santa Inês do estado do Piauí criados em três diferentes microrregiões foi estudada utilizando métodos de análise multivariada. Foram avaliadas três populações: P I (Teresina), P2 (Campo Maior) e P3 (Exposição), para sete características de crescimento, nas idades I (dente-de-leite), 2 (1ª. e 2ª. mudas) e 3 (acima da 3ª. muda). A análise de agrupamento nas idades 1, 2 e 3 agrupou as três populações em dois grupos (grupo 1 - PI e P2 e grupo 2 - P3). Na análise por meio de variáveis canônicas verificou-se que as duas primeiras variáveis canônicas explicaram mais de 81% da variação total nas três idades, o que possibilitou representar o comportamento dos genótipos em um gráfico de dispersão bidimensional. Ficou evidenciada a disparidade entre os animais de exposição e os animais criados nos rebanhos de produção.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).