Atributos Químicos e Físicos de um Latossolo Vermelho-Amarelo Cultivado com Forrageiras em Sistema de Pastoreio Rotacionado no Estado do Piauí
Resumo
Avaliou-se alterações nos atributos químicos e físicos de um Latossolo Vermelho-Amarelo do estado do Piauí, sob capim-braquiária (
Brachiaria brizantha), leucena (Leucaena leucocephala), capim-Tifton (Cynodon dactylon), capim-Tanzânia (Panicum maximum) e pastagem nativa melhorada com capim-andropógon (Andropogon gayanus), tendo como referência o solo de uma área sob vegetação nativa. O experimento foi implantado no ano de 2000 e avaliado no ano de 2005, no Setor de Caprinocultura do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Piauí, em Teresina, PI. Foram avaliados os atributos químicos pH em água (1:2,5), acidez potencial (H+Al), Ca²+, Mg²+, K+, e determinados os valores de T, valor da soma de bases (SB) e valor V, enquanto as análises físicas compreenderam o diâmetro médio geométrico e a densidade do solo nas profundidades 0,00-0,10; 0,10-0,20; 0,20-0,30 e 0,30-0,40 m. Os dados foram submetidos à análise da variância em delineamento inteiramente casualizado com parcelas subdivididas. As médias foram comparadas pelo teste de Tukey ao nível de 5%. O solo da área ocupada com B. brizantha apresentou melhores valores para os atributos químicos em relação aos demais sistemas. O solo da área cultivada com capim-Tifton apresentou valores de agregados e de densidade que indicam melhor qualidade destes atributos em relação aos demais sistemas. Os sistemas cultivados melhoraram as condições físicas e químicas do solo em relação à mata nativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).