Degradabilidade Ruminal In Situ de Silagens de Capim-Elefante com Adição de Subproduto da Manga
Resumo
Avaliou-se a degradação in situ da MS, PB e FDN de silagens de capim-elefante contendo cinco níveis de inclusão do subproduto da manga-SM (0; 4; 8; 12 e 16%, com base na matéria natural da massa ensilada). O delineamento adotado foi o inteiramente casualizado em parcelas subdivididas, sendo os níveis de adição as parcelas e os tempos de incubação as subparcelas, com quatro repetições. Para confecção das silagens, foi utilizado capim-elefante cortado aos 70 dias e adicionado ao subproduto, armazenado em 20 tambores plásticos (silos experimentais) com capacidade para 210 litros. As amostras de cada silo foram pré-secas, moídas em moinho com peneira de 5,0 mm, sendo usados 3,0 g de amostra em cada saco de náilon, para incubação no rúmen por 6, 48 e 96 h em dois ovinos machos castrados, sem padrão racial defi nido (SPRD). Os sacos correspondentes ao tempo 0 hora foram lavados em água corrente. Nos tempos de incubação 48 e 96 h, verifi cou-se aumento no desaparecimento da MS e da PB quando da adição de até 12% de SM à silagem de capim-elefante. Para a FDN o desaparecimento não diferiu com a inclusão de SM nos tempos 0, 6 e 48 h. Para o conjunto de parâmetros de degradação avaliados, observou-se que o nível de inclusão 12% do SM apresentou maiores valores para a degradabilidade potencial e efetiva da MS, PB e FDN. A adição do subproduto da manga à silagem de capim-elefante aumenta a degradabilidade das silagens, sendo recomendado incluir 12% ou mais deste subproduto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).