Potencial e desafios para a produção animal sustentável em pastagens cultivadas do Nordeste
Resumo
Elaborou-se esta revisão para apresentar as principais tecnologias disponíveis para a produção animal sustentável em pastagens tropicais cultivadas, especialmente no Nordeste do Brasil. A implementação de tecnologias como irrigação, adubação, metas de manejo do pastejo, integração com agricultura, consorciação e diferimento de pastagens, são promissoras para o aumento da eficiência de uso do fator terra, buscando sempre um equilíbrio entre o custo e o benefício na adoção de cada tecnologia, para cada sistema de produção. A correta definição da lâmina de água a ser aplicada, seu intervalo de aplicação e o sistema adotado, constituem aspectos relevantes na neutralização dos efeitos negativos da distribuição irregular das chuvas. A busca por produtividades crescentes de biomassa de forragem demandam o uso de corretivos e fertilizantes em quantidades balanceadas, de forma a atender a exigência nutricional da forrageira e equilibrar resultado econômico positivo com a preservação dos recursos naturais. O período de descanso do pasto pode ser definido por critérios como: restauração das reservas orgânicas, início da senescência, número de novas folhas produzidas por perfilho, interceptação da radiação fotossinteticamente ativa, índice de área foliar (IAF) e altura do dossel. A intensidade de pastejo pode balizar-se na altura residual e no IAF residual. As pesquisas desenvolvidas no Nordeste mostram uma evolução no manejo da pastagem e do pastejo, refletindo na elevação dos índices técnicos e econômicos, proporcionando sustentabilidade dos sistemas de produção. O manejo adequado das pastagens possibilita ampliar benefícios e diminuir impactos ambientais negativos, atuando positivamente na provisão de serviços ambientais e conservação da biodiversidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-05-13
Como Citar
Cândido, M. J. D., Lopes, M. N., Furtado, R. N., & Pompeu, R. C. F. F. (2019). Potencial e desafios para a produção animal sustentável em pastagens cultivadas do Nordeste. Revista Científica De Produção Animal, 20(1), 39–45. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rcpa/article/view/45852
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).