Características sensoriais de ovos de poedeiras semipesadas e leves alimentadas com dietas contendo glicerina bruta
Resumo
Objetivou-se avaliar o efeito da inclusão de níveis crescentes de glicerina bruta (GCB) na dieta de poedeiras comerciais sobre as características sensoriais dos ovos. No experimento 1 e 2 foram utilizadas, respectivamente, 252 aves Hy-Lyne Brown e 378 aves Hy-Line White, distribuídas em um delineamento inteiramente casualizado. As poedeiras semipesadas foram alimentadas com seis níveis de inclusão de GCB (0, 2, 4, 6, 8 e 10%), cada um com sete repetições de seis aves, enquanto que as poedeiras leves receberam dietas contendo 0, 3, 6, 9, 12 e 15% de GCB, em seis repetições, cada uma com nove aves. A inclusão de glicerina não interferiu nos parâmetros sensoriais avaliados (P > 0,05) em ambos os experimentos. Assim, é possível recomendar o uso de glicerina bruta na dieta de poedeiras em até 10% para as semipesadas, e em até 15% para as aves leves, sem alteração sensorial dos ovos comparados aos ovos produzidos por aves alimentadas com dietas à base de milho e farelo de soja.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-11-14
Como Citar
Neves, J. O., Leite, S. C. B., Batista, A. S. M., Fontinele, G. S. P., Maranguape, J. S., & Costa, A. C. (2018). Características sensoriais de ovos de poedeiras semipesadas e leves alimentadas com dietas contendo glicerina bruta. Revista Científica De Produção Animal, 19(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rcpa/article/view/42823
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).