Métodos Educacionais de Ensino e a Percepção Docente sobre a Aprendizagem: Um Estudo no Curso de Ciências Contábeis.

Autores

  • Thiago Bruno de Jesus Silva
  • Leandro do Nascimento Santos Professor do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Mestrando em Contabilidade Gerencial pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Administração e Economia – (FUCAPE)
  • Luciana Gonçalves de Souza Professora do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Santíssimo Sacramento e Faculdade Pitágoras de Feira de Santana. Mestranda em Contabilidade Gerencial pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Administração e Economia – FUCAPE
  • Telma Suely Pereira Santos Professora do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Mestranda em Contabilidade e Finanças pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Administração e Economia (FUCAPE)
  • Ana Paula Haskel Professora do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade e legislação tributária da BSSP Centro Educacional (BSSP) Professora de Contabilidade e Legislação Tributária na Faculdade de Tecnologia da Nova Palhoça ( Fatenp) Consultora Tributária e Contabil pela Empresa ITC Consultoria Palestrante convidada pelo CRC/SC, Sindicatos da Categoria contábil e pela empresa ITC Cursos Mestranda em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catariana (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2020v8n1.46795

Resumo

As recomendações das autoridades internacionais de educação e organismos profissionais do campo contábil apontam para necessidade de formação de profissionais que saibam lidar com a incerteza, possuam habilidades na resolução de problema, além da acumulação do conteúdo técnico. Deste modo, esta investigação objetiva analisar os métodos educacionais de ensino e a percepção docente sobre a aprendizagem do curso de Ciências Contábeis de uma universidade catarinense. Adotou-se abordagem qualitativa que utiliza a estratégia de pesquisa de estudo de caso único com escopo descritivo e foi exploratória quanto ao objetivo. A coleta de dados do estudo ocorreu por meio de pesquisa documental (planos de ensino) e questionário. Assim, foram 16 docentes do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da instituição, que responderam aos instrumentos de pesquisa, e 37 planos de ensino que foram coletados através do site da instituição. Para análise dos resultados, os métodos de ensino e a percepção docente sobre a aprendizagem foram alcançados pela análise descritiva. Como resultado, os métodos de ensino utilizados pelos professores se aproximam de uma mescla entre a abordagem centrada no conteúdo e na aprendizagem e a percepção sobre a aprendizagem demonstra predominância de característica da pedagogia tradicional sobre as andragógicas. Como implicação teórica e prática, a percepção destes docentes sobre a aprendizagem considera à formação de um profissional com concepções técnicas e não no sentido de preparo com habilidade de pensamento crítico e autônomo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Bruno de Jesus Silva

Professor do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Mestre em Ciências Contábeis  pela Universidade Regional de Blumenau (FURB)

 

Referências

Accounting Education Change Commission, & American Accounting Association. (1990). Objectives of education for accountants: Position statement no. one. Position and issues statements of the Accounting Education Change Commission.

Accounting Education Change Commission (Tempe, & Ariz.). (2010). Position and issues statements of the accounting education change commission (No. 13). Amer Accounting Assn.

Amoor, S. S. (2010). The need to improve teacher quality in business education programme in Nigerian universities. International Journal of Educational Research, 11(1), 1-12.

Andrade, Cacilda Soares de (2002). O ensino de contabilidade introdutória nas universidades públicas do Brasil. 2002. Fl55. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) – Universidade de São Paulo.

Beausaert, S. A., Segers, M. S. R., & Wiltink, D. P. (2013). The influence of teachers’ teaching approaches on students’ learning approaches: the student perspective. Educational Research, 55(1), 1-15.

Becker, L. L (2011). Self-Regulated Learning in an Introductory Undergraduate Accounting Course. Tese (Doutorado em Educação em Liderança), 179 f., Universidade Estadual do Leste de Tennessee, EUA.

Black, W. H. (2012). The activities of the pathways commission and the historical context for changes in accounting education. Issues in Accounting Education, 27(3), 601-625.

Borges, M. P. P.; leal, E. A (2015). Estratégias e Métodos Aplicados no Ensino da Contabilidade Gerencial: Um Estudo com Discentes do Curso de Ciências Contábeis. In: I Congresso UFU de Contabilidade, 2015, Uberlândia-MG. I Congresso UFU de Contabilidade.

Borko, H. (2004). Professional development and teacher learning: Mapping the terrain. Educational researcher, 33(8), 3-15.

Boulton-Lewis, G. M., Wilss, L., & Mutch, S. (1996). Teachers as adult learners: Their knowledge of their own learning and implications for teaching. Higher Education, 32(1), 89-106.

Buckhaults, J., & Fisher, D. (2011). Trends in accounting education: Decreasing accounting anxiety and promoting new methods. Journal of Education for Business, 86(1), 31-35.

Chiheve, H. (2014). Self-Directed Learning In Accounting Education In Polytechnics In Zimbabwe. International Journal of Innovative Research and Development, 2(9).

Coetzee, S. A., & Schmulian, A. (2012). A critical analysis of the pedagogical approach employed in an introductory course to IFRS. Issues in accounting Education, 27(1), 83-100.

DeAquino, C. T. E. (2007). Como aprender: andragogia e as habilidades de aprendizagem. Pearson Prentice Hall.

Filatro, A. C. (2003). Design instrucional contextualizado: articulação entre teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem on-line (Doctoral dissertation).

Hartle, R. T., Kavanagh, M., & Zraa, W. (2011, June). Adopting appropriate teaching models to develop knowledge and skills to academic standards in the accounting discipline. In Proceedings of the 2011 AFAANZ Conference (No. Paper, pp. 1-23). Accounting & Finance Association of Australia and New Zealand.

Howieson, B., Hancock, P., Segal, N., Kavanagh, M., Tempone, I., & Kent, J. (2014). Who should teach what? Australian perceptions of the roles of universities and practice in the education of professional accountants. Journal of Accounting Education, 32(3), 259-275.

Institute of Management Accountants (2008). Cost Management Update, IMA, Montvale, NJ.

Killian, L. J., Huber, M. M., & Brandon, C. D. (2012). The financial statement interview: Intentional learning in the first accounting course. Issues in Accounting Education, 27(1), 337-360.

Knowles, M. S., Holton III, E. F., & Swanson, R. A. (2014). The adult learner: The definitive classic in adult education and human resource development. Routledge.

Holton, E. F., & Swanson, R. A. (2005). The adult learner: The definitive classic in adult education and human resource development. Taylor & Francis.

Knowles, M. S. (1970). The modern practice of adult education (Vol. 41). New York: New York Association Press.

Knowles, M. S., Holton III, E. F., AND Swanson, R.A (1998)., A theory of adult learning: Andragogy. The adult learner: The definitive classic in adult education and human resource development, 5 th Ed., Houston: Gulf Publishing Company, 35-72.

Leal, Douglas Tavares Borges; Cornachione Jr, Edgard (2006). A aula expositiva no ensino da contabilidade. Contabilidade vista & revista, v. 17, n. 3, p. 91-113.

Leal, Edvalda Araujo; Borges, A.V.S (2014). Estratégias e Métodos Aplicados no Ensino da Contabilidade: uma análise dos Planos de Ensino do Curso de Ciências Contábeis de Uma Instituição Pública Brasileira. In: VIII Congresso ANPCONT, 2014, Rio de Janeiro. VIII Congresso ANPCONT.

Lombaerts, K., Engels, N., & Van Braak, J. (2009). Determinants of teachers' recognitions of self-regulated learning practices in elementary education. The Journal of Educational Research, 102(3), 163-174.

Madureira, N. L., Junior, F. S., & Gomes, J. S. (2011). Estudo sobre os métodos de ensino utilizados nos cursos de ciências contábeis e administração da universidade estadual do Rio de Janeiro (UERJ): a percepção de docentes e discentes. RIC-Revista de Informação Contábil-ISSN: 1982-3967, 5(2), 43-63.

Magalhães, A. D. D. F. (1995). Alguns Fatores que afetam a harmonia e a qualidade do ensino nos bacharelatos de Ciências Contábeis. Revista Enfoque: Reflexão Contábil-Maringá, (11).

Marion, A. L. C (2001). O ensino da contabilidade. 2. ed.Atlas: São Paulo.

Miranda, G., Leal, E., & Casa Nova, S. D. C. (2012). Técnicas de ensino aplicadas à contabilidade: existe uma receita. Didática para o ensino nas áreas de Administração e Ciências Contábeis. São Paulo: Atlas, 40-55.

Moos, D. C., & Ringdal, A. (2012). Self-regulated learning in the classroom: A literature review on the teacher’s role. Education Research International, 2012.

Nganga, C. S. N.; Ferreira, M. A.; Neto, E. B. M. N.; Leal, E. A. L (2013). Estratégias e técnicas aplicadas no ensino da contabilidade gerencial: um estudo com docentes do curso de ciências contábeis. In: ENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE, 4., 2013, Brasília. Anais... Brasília, 2013. CD-ROM.

Ngwenya, J. C., & Maistry, S. M. (2012). Teaching and Assessment in Accounting: An exploration of teachers’ experiences in a rural KwaZulu-Natal School. Journal of Social Sciences, 33(1), 21-30.

Opdecam, E., & Everaert, P. (2012). Improving student satisfaction in a first-year undergraduate accounting course by team learning. Issues in Accounting Education, 27(1), 53-82.

Pereira, E. M.; Niyama, J. K., Freire, F. S. Convergência das normas internacionais de Contabilidade: uma análise a luz das teorias da educação de Paulo Freire e Libaneo nas instituições de ensino do Distrito Federal. In: CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 12., 2012, São Paulo. Anais... FIPECAFI, 2012.

Postareff, L., & Lindblom-Ylänne, S. (2008). Variation in teachers' descriptions of teaching: Broadening the understanding of teaching in higher education. Learning and Instruction, 18(2), 109-120.

Ribeiro, L. R. C.; Escrivão Filho, E.; Mizukami, M. G. N (2004). Uma experiência com a PBL no ensino de engenharia sob a ótica dos discentes. Revista de Ensino de Engenharia, v.23, n.1, p.63-17.

Romanowsky, L. R., & Beuren, I. M. (2002). Um estudo dos procedimentos metodológicos de ensino utilizados nos cursos de Ciências Contábeis. Revista Brasileira de Contabilidade, (137), 82-97.

Schreuder, G. R. (2014). Teacher professional development: the case of quality teaching in accounting at selected Western Cape secondary schools (Doctoral dissertation, Cape Peninsula University of Technology).

Shulman, L. (1987). Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard educational review, 57(1), 1-23.

Silva, T. B. J., & Biavatti, V. T. (2018). Estratégia metacognitiva de aprendizagem autorregulada, percepção docente sobre a aprendizagem e métodos educacionais em contabilidade. Revista Contemporânea de Contabilidade, 15(37), 3-33.

Silva, T. B. J. (2016). Estratégias Metacognitivas de Aprendizagem Autorregulada, Percepção Docente Sobre a Aprendizagem e Métodos Educacionais Em Contabilidade. 2016. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau, Blumenau (SC).

Smith, P. A. (2001). Understanding self-regulated learning and its implications for accounting educators and researchers. Issues in Accounting Education, 16(4), 663-700.

Soares, M. A. (2008). Aplicação do método de ensino problem based learning (PBL) no curso de ciências contábeis: um estudo empírico (Doctoral dissertation, Universidade de São Paulo).

Stanley, T., & Marsden, S. (2012). Problem-based learning: Does accounting education need it?. Journal of Accounting Education, 30(3), 267-289.

Villegas-Reimers, E. (2003). Teacher professional development: an international review of the literature. Paris: International Institute for Educational Planning.

Downloads

Publicado

2020-05-01

Como Citar

Silva, T. B. de J., Santos, L. do N., Souza, L. G. de, Santos, T. S. P., & Haskel, A. P. (2020). Métodos Educacionais de Ensino e a Percepção Docente sobre a Aprendizagem: Um Estudo no Curso de Ciências Contábeis. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 8(1), 77–95. https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2020v8n1.46795

Edição

Seção

Seção Nacional