Relationship Between Academic Performance and The Level of Use of Metacognitive Strategies For Self-Regulated Learning

Autores

  • Thiago Bruno de Jesus Silva
  • Marcelo Machado de Freitas
  • Jonatas Dutra Sallaberry
  • Leonardo Flach

Resumo

Objetivo: analisar a relação entre o desempenho acadêmico e o nível de uso de estratégias metacognitivas de aprendizagem autorreguladas por estudantes de contabilidade. Metodologia: a abordagem do estudo foi quantitativa, utilizando análise fatorial exploratória, modelagem de equações estruturais e regressão linear múltipla para responder à pergunta da pesquisa. A amostra do estudo compreendeu inicialmente 107 estudantes de Contabilidade na modalidade de ensino presencial de três universidades públicas que responderam integralmente ao instrumento de pesquisa.

Análise de resultados: os dados foram processados primeiro por meio de uma análise fatorial exploratória, que permite a indicação da quantidade necessária de fatores, para definir os construtos utilizados nas equações estruturais. Além disso, uma regressão múltipla foi realizada para verificar as estratégias que influenciam no desempenho.

Conclusões: indicam que os alunos que se autoavaliam e procuram ajuda de professores, colegas ou especialistas são os que obtêm o melhor desempenho acadêmico. Assim, pode-se concluir que o desempenho acadêmico pode estar relacionado ao nível de uso das estratégias metacognitivas da aprendizagem autorregulada.

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Biografia do Autor

Thiago Bruno de Jesus Silva

Professor do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Mestre em Ciências Contábeis  pela Universidade Regional de Blumenau (FURB)

 

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Publicado

2023-04-30

Como Citar

Silva, T. B. de J., Freitas, M. M. de, Sallaberry, J. D. ., & Flach, L. (2023). Relationship Between Academic Performance and The Level of Use of Metacognitive Strategies For Self-Regulated Learning. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 10(3), 137–150. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/61498

Edição

Seção

Seção Internacional