Estados Unidos, China e as análises dos sistemas-mundo

Uma perspectiva de transferência do centro econômico capitalista global

Autores

Resumo

Este artigo tem por objetivo relacionar a perspectiva de centro econômico capitalista encontrada nas Análises dos Sistemas-mundo, com o provável processo de mudança de liderança econômica global dos Estados Unidos da América para a China. A hipótese deste artigo é que a transição de liderança capitalista global é um caso decorrente ao longo da história econômica, caracterizada por fenômenos econômicos e políticos intrínsecos ao sistema interestatal capitalista, de modo que a atual transição de liderança econômica dos Estados Unidos para a China represente o fim e o início de mais um ciclo histórico de centros econômicos capitalistas. O método utilizado para desenvolver esta pesquisa foi o hipotético-dedutivo, sustentado pela referência de literaturas bibliográficas sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Bino Teixeira, Universidade Do Vale Do Itajaí

Acadêmico do 5º período do curos de Relações Internacionais da Universidade do Vale do Itajaí. Pesquisador nas áreas de Filosofia Política, Ciência Política, Relações Internacionais e História Política Brasileira.

Downloads

Publicado

09.08.2022

Como Citar

Teixeira, M. B. (2022). Estados Unidos, China e as análises dos sistemas-mundo: Uma perspectiva de transferência do centro econômico capitalista global. Revista De Iniciação Científica Em Relações Internacionais, 9(18), 226–244. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ricri/article/view/58608

Edição

Seção

Artigos