O vazamento da WikiLeaks no governo Dilma Rousseff
Alterações da política externa, ações simbólicas e suas limitações
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2022v9n18.60579Resumo
O vazamento promovido pela Wikileaks, em 2013 e 2015, que expunha espionagens realizadas pela Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos sob o governo brasileiro foi uma questão importante para entender a análise das relações entre Brasil-Estado Unidos. Assim, essa pesquisa busca entender (i) se tal acontecimento alterou de alguma forma a política entre tais países, (ii) qual o grau de alteração e (iii) quais as motivações associadas à essa alteração. A hipótese que se levanta ao decorrer do estudo é que houve uma forte mobilização simbólica dos aparatos discursivos do Estado, mas sem o objetivo de alterar a Política Externa no plano material e imediato. Assim, aponta-se para a conclusão de que tal movimentação decorre de uma correlação entre a política externa, a política interna e o desenvolvimento histórico do Partido dos Trabalhadores no Brasil. Assim, as fortes ações simbólicas e a inexistência de ações materiais se ligam à uma estrutura na qual parte da política interna busca interferir na formulação da política externa, mesmo que institucionalmente o presidente seja o principal articulador das direções de tal política.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação Científica em Relações Internacionais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).