A hegemonia agropolítica no governo Bolsonaro

O Latifúndio como formulador e condutor da PEB do “Agro é pop”

Autores

  • Arthur Henrique Gomes de Souza PUC Minas
  • Maria Clara de Castro Alves Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas - Universidade de Lisboa
  • Juliana Faria Campos Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas - Universidade de Lisboa

Resumo

A presente pesquisa tem como tema a análise a Política Externa Brasileira na formulação da agenda ambiental do Governo Bolsonaro na ótica de dois níveis, assim, objetiva-se compreender a relação entre a política externa e doméstica durante este governo no que tange a formulação da sua agenda ambiental. Durante o governo Bolsonaro a política ambiental é motivo de debates em torno da participação do agronegócio na formulação das agendas, o que suscita conflitos políticos de interesse na condução da PEB. Este artigo, no entanto, busca entender como o governo mobiliza a política externa para fortalecer os interesses do agro no espaço doméstico. Considerando a importância disto, foi escolhida a utilização dos métodos qualitativo e quantitativo por meio da análise de conteúdo e de discurso, sendo as fontes secundárias baseadas nas obras de autores como Putnam, Hill, Milza, Siebeneichler entre outros para construção da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Henrique Gomes de Souza, PUC Minas

Graduando em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, com intercâmbio acadêmico ao Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Técnico integrado em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. (ahgsouza10@gmail.com)

Maria Clara de Castro Alves, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas - Universidade de Lisboa

Graduanda em Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (mariaclara@nctelecom.com.br).

Juliana Faria Campos, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas - Universidade de Lisboa

Graduanda em Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (campos.juf@gmail.com).

Downloads

Publicado

04.08.2023

Como Citar

Gomes de Souza, A. H., de Castro Alves, M. C. ., & Faria Campos, J. . (2023). A hegemonia agropolítica no governo Bolsonaro: O Latifúndio como formulador e condutor da PEB do “Agro é pop”. Revista De Iniciação Científica Em Relações Internacionais, 10(20), 156–182. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ricri/article/view/66447

Edição

Seção

Artigos