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  • Chamada aberta para o dossiê: n. 2: Ciência, tecnologia e inovação (CT&I) na educação linguística

    2024-05-15

    Chamada aberta para o dossiê: n. 2: Ciência, tecnologia e inovação (CT&I) na educação linguística

     

    O investimento em ciência, tecnologia e inovação (CT&I) faz parte da agenda estratégica de diversos países, uma vez que esses três elementos “são, no cenário mundial contemporâneo, instrumentos fundamentais para o desenvolvimento, o crescimento econômico, a geração de emprego e renda e a democratização de oportunidades” (Brasil, 2007, p. 29). A educação atrela-se diretamente a tais instrumentos, pois ela é a base para qualquer transformação significativa em CT&I. Ao mesmo tempo, há uma via de mão dupla, visto que as distintas manifestações de CT&I podem, igualmente, contribuir para os processos de ensino-aprendizagem. No Brasil, de acordo com os Indicadores Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação 2021, publicados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, em 2019, o Ministério da Educação foi o órgão que recebeu o maior percentual (53,7%) dos dispêndios do governo federal em ciência e tecnologia (Brasil, 2022).
    Atualmente, grande parte da CT&I apoia-se nas tecnologias da informação e comunicação (TICs), marcadas pelo desenvolvimento de softwares, aplicativos e plataformas on-line de interação. Mais recentemente, temos presenciado o uso cada vez mais habitual de inteligências artificiais generativas para resolver tarefas do cotidiano, incluindo atividades comunicativas como a elaboração de textos escritos, por exemplo. A educação linguística, portanto, pode se valer de diversos mecanismos de ensino-aprendizagem que levem em conta diferentes aspectos da CT&I. A esse respeito, podemos destacar questões que englobam práticas didático-pedagógicas enriquecidas por tecnologias digitais, recursos para facilitar a aprendizagem de pessoas com deficiência, multiletramentos, letramentos para a compreensão da ciência e do uso eficiente de tecnologias digitais, entre outras.
    Dado esse contexto, esta chamada busca agrupar pospostas que se dediquem aos diferentes impactos da CT&I na educação linguística. Nesse sentido, este dossiê temático pretende reunir trabalhos que problematizem os seguintes assuntos:


    i) CT&I na educação linguística em línguas maternas;
    ii) CT&I na educação linguística em línguas adicionais;
    iii) CT&I na educação linguística intercultural;
    iv) CT&I na testagem, avaliação e certificação de línguas;
    v) Multiletramentos e educação linguística;
    vi) Letramento científico e educação linguística;
    vii) Letramento digital e educação linguística;
    viii) Aplicativos e plataformas digitais na educação linguística;
    ix) Realidade virtual e aumentada na educação linguística;
    x) Acesso aberto e Recursos Educacionais Abertos (REA) na educação linguística;
    xi) Inteligência artificial e educação linguística;
    xii) Tecnologias digitais e tradução na sala de aula de línguas;
    xiii) Tecnologias assistivas na educação linguística.

     

    Referências
    BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia. Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento nacional: plano de ação 2007-2010. Brasília, 2007.
    BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Indicadores nacionais de ciência, tecnologia e inovação 2021. Brasília, 2022.

    Organizadores e organizadora:
    Prof. Dr. Samuel Rufino de Carvalho (PUC-Rio)
    Prof. Me. Iury Aragonez da Silva (UFG)
    Profa. Dra. Neuda Alves do Lago (UFG)

     

    Prazo de submissões: até 30 de outubro

    Prazo de publicações: até dezembro de 2024, em fluxo contínuo.

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