O papel da burocracia a nível de rua na implementação de políticas públicas

Uma análise da política de abrigamento para mulheres ameaçadas de morte

Autores

  • Natália Cordeiro Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2019v4n3.45376

Resumo

O artigo investiga o papel dos burocratas a nível de rua na implementação de políticas públicas, tomando por base o caso da política de abrigamento para mulheres ameaçadas de morte em Pernambuco. Tal política diz respeito aos serviços de acolhimento provisório destinado a mulheres em situação de violência que se encontrem sob ameaça de morte. Adota-se o referencial analítico do ciclo de políticas públicas, focando na etapa da implementação a partir da perspectiva bottom-up. Além da revisão bibliográfica que permite o recorte analítico das observações, realizou-se uma análise qualitativa da atuação das profissionais a nível de rua que atuam nas quatro casas-abrigo que compõem a política em Pernambuco. Foram realizadas onze (11) entrevistas semi-estrututradas com profissionais que atuam ou atuaram no serviço. Os principais achados da pesquisa indicam que a política varia de acordo com fatores relacionados ao cotidiano de sua implementação que são protagonizados por sua burocracia a nível de rua. Entre esses fatores estão as interações estabelecidas, as práticas desenvolvidas, as percepções acerca do serviço, os ajustes do dia-a-dia e a discricionariedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Cordeiro, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em ciência política pela Universidade Federal de Pernambuco.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70 Ltda, 1977.

BIROLI, Flávia; MIGUEL, Luis Felipe. Feminismo e Política. São Paulo: Boitempo, 2014. 162 p.

BRASIL. IPEA: Violência contra a mulher: feminicídios no Brasil. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/130925_sum_estudo_feminicidio_leilagarcia.pdf. 2013. Acesso em 11 de fevereiro de 2015.

ELMORE, Richard F. Backward Mapping: Implementation Research and Policy Decisions. Political Science Quarterly, Nova Iorque, v. 94, n. 4, p.601-616, dez. 1979.

GODINHO, Tatau. Construir a igualdade combatendo a discriminação. In: GODINHO, Tatau; SILVEIRA, Maria Lúcia da (Org.). Políticas públicas e igualdade de gênero. São Paulo: Coordenadoria Especial da Mulher Sp, 2003. p. 55-64.

LIPSKY, Michael. Street Level Bureaucracy: Dlimmas of the individual in public services. Nova Iorque: Russell Sage Foundation, 1980.

LOTTA, Gabriela Spanghero. Implementação de Políticas Públicas: o impacto dos fatores relacionais e organizacionais sobre a atuação dos Burocratas de Nível de Rua no Programa Saúde da Família São Paulo. 2010. 295 f. Tese (Doutorado) - Curso de Ciência Política, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

MELO, Marcus André Barreto de; SILVA, Pedro Luis Barros. Processo de implementação de políticas públicas no Brasil: características e determinantes da avaliação de programas e projetos. In: REUNIÃO DA CLADE, 1., 2000, República Dominicana. Proceeding. Campinas: Nepp-unicamp, 2000. p. 1 - 17.

SILVA, Eliene Costa. Burocratas de Nível de Rua e a Implementação do PROEJA: uma perspectiva de baixo para cima. 2016. 116 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ciência Política, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.

Downloads

Publicado

2019-12-31