Do Presencial ao Remoto:
mapeamento da transição dos cursos de Relações Internacionais do Nordeste para o isolamento social na Pandemia de Sars-Cov 2
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2022v7n1.61187Palavras-chave:
Pandemia, COVID-19, Ensino Remoto Emergencial, Relações InternacionaisResumo
A pandemia de SARS-Cov 2 modificou o cenário mundial, inclusive o da educação. Diante das medidas de isolamento, as Instituições de Ensino Superior (IES) foram obrigadas a adotar o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Essa transição brusca impactou de diversas maneiras a rotina de professores e estudantes e impôs sérios desafios a essas instituições. Nesse cenário, o objetivo da presente pesquisa é mapear de que maneira ocorreu o processo de adaptação realizado pelos cursos de Relações Internacionais localizados no nordeste brasileiro em dois momentos da pandemia: março de 2020 e um ano depois, em 2021. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com representantes das instituições da região que ofertam o bacharelado em Relações Internacionais. Partiu-se da questão: como a IES adaptou suas aulas para o ambiente remoto? Os resultados apontam caminhos para diversas reflexões, acerca dos desafios da transição, do ensino remoto e da pandemia, além de diferenças entre instituições públicas e privadas, tanto na celeridade quanto nas iniciativas realizadas.
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