UNICEF e a implementação da Iniciativa Global Pelas Crianças Fora da Escola no Brasil

Autores/as

  • Thalita Franciely de Melo Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Thays Felipe David de Oliveira Universidade Federal da Paraíba
  • Joel Martins Cavalcanti Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2017v2n2.37045

Palabras clave:

Educação, Políticas Públicas, Desenvolvimento do Milênio, UNICEF.

Resumen

A crescente necessidade de garantir a efetivação dos direitos das crianças e dos adolescentes fez com que tais direitos fossem regulamentados em vários intrumentos internacionais e nacionais. No âmbito internacional, a importância desse tema pode ser observada na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança (1989) e na Declaração e nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (2000). No âmbito nacional, convém mencionar que o Fundo das Nações Unidas para a Infância constituiu-se como ator fundamental para a aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente no Brasil (1990) bem como para a implementação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (1992). Este artigo objetiva analisar a influência do Fundo das Nações Unidas para a Infância na construção de políticas públicas educacionais no Brasil, em especial a partir da implementação da Iniciativa Global pelas Crianças Fora da Escola, que tem como objetivo alcançar a educação primária universal no Brasil, conforme meta estabelecida na Declaração e nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

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Biografía del autor/a

Thalita Franciely de Melo Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba (2014); Especialistas em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares pela Universidade Estadual da Paraíba (2014); Bacharel em em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba (2011); Membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Deslocados Ambientais (Nepda). Coordenadora da Cátedra Sérgio Vieira de Mello em João Pessoa. Tem experiência com pesquisas na área de deslocados ambientais, migrantes e refugiados, Direitos Humanos, relações internacionais e Educação brasileira.

Thays Felipe David de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba (2011) e Mestrado em Antropologia pela Universidade Federal da Paraíba (2014). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Relações Internacionais, Antropologia da Criança, Socialização e Antropologia da Educação.

Joel Martins Cavalcanti, Universidade Estadual da Paraíba

Graduando em Relações Internacionais na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Deslocados Ambientais.

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Publicado

2017-12-22