A inserção da pauta feminista na agenda da ONU: dos documentos da I Conferência da Mulher aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2024v9n1.65886Palabras clave:
Feminismo, ONU, Conferências Internacionais, Mudança Institucional, ideiasResumen
Grande parte da estabilidade da Organização das Nações Unidas, criada em 1945, depende da sua capacidade de se adaptar aos novos tempos. Caso se mantivesse estática, perderia relevância, tendo em vista as mudanças políticas, sociais e culturais que afetam diretamente as relações internacionais. Assim, compreender a possibilidade das mudanças institucionais dentro das organizações a partir de novas ideias é o objetivo primordial deste artigo. Para tanto, procedemos com uma pesquisa exploratória dos documentos finais produzidos nas principais conferências organizadas pela ONU sobre mulheres e nas agendas de desenvolvimento do Milênio e de Desenvolvimento Sustentável. Buscamos identificar macro questões do debate feminista nos documentos finais por meio de análise de conteúdo indutiva. A partir de uma análise detalhada por meio do software Atlas.ti 9, constatou-se que parte da pauta do movimento feminista está presente nos documentos analisados, mas com limitações, sendo possível captar alguns direcionamentos e levantar hipóteses futuras de trabalho.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Mariana Pimenta Oliveira Baccarini, Pascoal, Beatriz, Stela s da Rocha de Medeiros Dantas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).