Descarbonizar! Uma experiência de simulação online sobre políticas climáticas de descarbonização

Autores

  • João Paulo Pereira dos Santos UFPB/Mestrando
  • Letícia Almeida Montenegro UEPB/Mestranda
  • Artur Prado Borges do Egito UFPB/Mestrando
  • Elia Elisa Cia Alves UFPB/Professora

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2022v7n2.61028

Palavras-chave:

Simulação, Aprendizado ativo, Políticas de descarbonização, Políticas climáticas

Resumo

Como introduzir uma dimensão prática da discussão climática para o ensino em relações internacionais? O presente artigo é o relato da aplicação de uma estratégia de gamificação com alunos de graduação do curso de Relações Internacionais da UFPB em contexto remoto, com o objetivo de ilustrar a compreensão em torno do desenho de políticas públicas climáticas sobre descarbonização. A plataforma da simulação Decarbonise! foi desenvolvida na Europa e está disponível online, gratuitamente, para fins didáticos-pedagógicos. Nesse artigo, contextualizamos a importância da discussão da temática ambiental nos cursos de Relações Internacionais e apresentamos o funcionamento e os resultados da experiência da simulação. A partir do feedback de dezoito alunos, a simulação viabilizou a discussão teórica do tema de modo mais prático e ativo. Com base em onze respostas a formulários de auto percepção sobre a experiência de simulação, observamos um acréscimo significativo na compreensão em torno de políticas baseadas em preços (Carbon Tax) e esquemas alternativos de comercialização de energia (Energy Budget Scheme), enquanto a auto percepção de compreensão de múltiplos instrumentos de política verde (Green Economy Toolbox) também aumentou, mas em menor proporção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Artur Prado Borges do Egito, UFPB/Mestrando

 

 

Publicado

2022-10-24