Educação Digital na Cibercultura: Para Onde (não) nos Leva a Tecnologia

Autores

  • Marcos Nicolau
  • Roseane Nicolau

Resumo

Os programas educacionais baseados nas tecnologias digitais da informação e da comunicação em nosso país estão longe de ser uma experiência pedagógica capaz de proporcionar as mudanças esperadas pela sociedade. Apesar de estarem em sua segunda década de implantação, as práticas da educação digital no Brasil são experiências aleatórias que contribuem para criação de uma cultura tecnológica de ensino, mas desencadeiam um processo de ensino e aprendizagem meramente instrumental, distante da autonomia individual para construção de conhecimentos significativos por parte de alunos e professores. Essa condição de autonomia intelectual e cognitiva é para onde ainda não nos leva a tecnologia. Mapear tais práticas, implicações e desafios no contexto da educação digital e do ensino à distância é o que propõe o presente artigo.

Palavras-Chave: Tecnologias da educação. Práticas educacionais. Cibercultura.

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Biografia do Autor

Marcos Nicolau

Marcos Antonio Nicolau possui graduação em Comunicação Social (jornalismo) pela Universidade Federal da Paraíba (1988), especialização em Metodologia da Comunicação pela UFPB (1989), mestrado em Educação pela UFPB (1996) e doutorado em Letras pela UFPB (2001). Pós-Doutorando em Comunicação na UFRJ. É professor do Departamento de Mídias Digitais e Coordena o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB; ensina e pesquisa os seguintes temas: comunicação e semiótica, jornalismo, radialismo, criatividade, design e criação publicitária, lingüística aplicada ao texto publicitário, história em quadrinhos. Edita a Revista Temática (www.insite.pro.br).

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Publicado

2014-09-08

Edição

Seção

Artigos