Visíveis, porém culpados: a formação docente no discurso jornalístico

Autores

  • Tássio José da Silva
  • Ingrid Hotte Ambrogi

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo central problematizar os discursos difundidos no campo midiático no que tange à formação de professores. Desta forma, nos apoiamos no conjunto de estudos contemporâneos que focalizam as inter-relações entre os campos da Educação e da Comunicação, fundamentando-nos em pressupostos sistematizados por Nóvoa, Saviani, Wolf e McQuail. A metodologia utilizada nesta pesquisa baseia-se em um estudo exploratório de cunho qualitativo, através da análise dos discursos expressos no Jornal Folha de São Paulo, no que diz respeito à valorização e formação de professores. Concluímos que os noticiários expressos no jornal Folha de São Paulo, recorrentemente, são tendenciosos e, pelo tom e títulos, legitimam o discurso que coloca os profissionais da educação como atores principais nos múltiplos problemas que a educação pública enfrenta atualmente. Nesta perspectiva, podemos considerar que os meios de comunicação de massa, o jornal mais especificamente, através da veiculação de notícias diversas, constrói representações e imagens que contribuem para a formação da opinião pública, que desvaloriza a imagem social dos professores.

Palavras-chave: Valorização e formação de professores. Mídia. Debate social.

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Biografia do Autor

Tássio José da Silva

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I na Prefeitura Municipal de São Paulo.

Ingrid Hotte Ambrogi

Professora do Programa de Pós Graduação em Educação Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Doutora em História Social FFLCH-USP e Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano IP-USP.

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Publicado

2014-11-04

Edição

Seção

Artigos