Grafite urbano como processo folkcomunicacional

Autores

  • Andréa Karinne Albuquerque Maia
  • Fernanda Gabriela Romero Gadelha

Resumo

O presente artigo busca analisar os processos folkcomunicacionais presentes na arte do grafite inscritos nas instalações das empresas Energisa4 e CNA5 na cidade de João Pessoa. Tendo em vista que ambas utilizam o grafite como recurso para compor a identidade institucional da empresa. A metodologia adotada é composta pela pesquisa bibliográfica a respeito do grafite, da folkcomunicação e da comunicação institucional no cenário urbano. Para analisar os grafites, adotou-se a observação, a partir dos objetivos institucionais das empresas. O grafite ao ser apropriado pelo mercado oferece ao mesmo tempo, uma valorização da arte, cumpre um papel educacional e atende aos interesses mercadológicos das empresas envolvidas. Nesse sentido, o caráter alternativo adquire uma nova roupagem para atingir de forma educacional os públicos estratégicos.Palavras-Chave: Folkcomunicação. Grafite. Comunicação Institucional.

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Biografia do Autor

Andréa Karinne Albuquerque Maia

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Culturas Midiáticas Audiovisuais da Universidade Federal da Paraíba (PPGC-UFPB). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa sobre o Cotidiano e o Jornalismo (GRUPECJ-PPGC/UFPB) e da Rede Folkcom. E-mail:andreakarinne@gmail.com

Fernanda Gabriela Romero Gadelha

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Culturas Midiáticas Audiovisuais da Universidade Federal da Paraíba (PPGC-UFPB). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa sobre o Cotidiano e o Jornalismo (GRUPECJ-PPGC/UFPB). E-mail:gaby.gadelhar@gmail.com

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Publicado

2014-11-04

Edição

Seção

Artigos