O livro digital e as novas necessidades de produção e leitura

Autores

  • Fabrícia Guedes
  • Marriett Albuquerque
  • Filipe Almeida
  • Marcos Nicolau

Resumo

Inseridos na sociedade em rede e envolvidos pela tecnologia do digital, vimos surgir uma era de convergência responsável por grandes transformações midiáticas. Entre elas, o advento do livro digital, uma nova forma de produzir, difundir e ler livros, diferente do processo que conhecemos há mais de 500 anos, com a cultura do impresso. Produzidos em formatos chamados de eBook, o livro digital, longe de querer substituir o livro impresso, vem, antes de tudo, para suprir e atender novas necessidades e usos de uma sociedade que tem na internet seu novo ambiente de interação e democratização do conhecimento. Portanto, diante das mudanças editoriais que nos arrebatam, queremos saber que necessidades nos movem à produção e leitura desse atual formado de livro.

Palavras-chave: Livro Impresso. Livro Digital. Produção Editorial. Leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrícia Guedes

Graduanda no curso de Comunicação em Mídias Digitais da UFPB. Bolsista do Programa de Iniciação Científica (PIVIC) da UFPB/CNPq. Integrante do Projeto Para Ler o Digital. Email: fabriciakguedes@gmail.com

Marriett Albuquerque

Graduanda no curso de Comunicação em Mídias Digitais da UFPB. Bolsista do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) da UFPB/CNPq. Integrante do Projeto Para Ler o Digital. Email: kmd.albuquerque@gmail.com

Filipe Almeida

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC/UFPB). Integrante do Grupo de Pesquisa em Processos e Linguagens Midiáticas - Gmid/PPGC e do Projeto Para Ler o Digital. Email: filipekjp@gmail.com

Marcos Nicolau

Professor Pós-Doutor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC/UFPB). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Processos e Linguagens Midiáticas - Gmid/PPGC e do Projeto Para Ler o Digital. Email: marcosnicolau.ufpb@gmail.com

Downloads

Publicado

2014-11-04

Edição

Seção

Artigos