Reflexões sobre o uso das redes sociais no ensino médio

Autores

  • Beatriz Helena Dal Molin
  • Julia Cristina Granetto

Resumo

O grande número de alunos que estão inseridos atualmente nas redes sociais é uma realidade incontestável, o que demonstra a necessidade da busca dos instrumentos adequados ao alcance de uma adaptação didática a esse contexto. Além do fator entretenimento, se bem utilizadas, as redes sociais podem se tornar valiosos espaços para que ocorra um processo contínuo de aprendizagem. Diante de tal cenário, cabe aos professores se atentarem ao tempo que os adolescentes passam conectados, percebendo assim a possibilidade de dar proveito a esse ensejo no fazer pedagógico, ultrapassando desta forma as barreiras arquitetônicas do ambiente escolar, aproximando cada vez mais o educador da realidade do educando. O objetivo desse artigo consiste em refletir sobre o uso das redes sociais como instrumento de interação entre professores e alunos do ensino médio, apresentando possibilidades de atividades que possam ser desenvolvidas no âmbito das mais diversas redes sociais, juntamente com as cautelas necessárias na execução dessas novas aliadas da educação.

Palavras-chave: Redes Sociais. Ensino Médio. Aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Helena Dal Molin

Pós-doutora no Programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento, professora do Programa de Mestrado em Letras Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Cascavel, Paraná. E-mail: biabem2001@gmail.com

Julia Cristina Granetto

Mestranda do Programa de Mestrado em Letras/Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Cascavel, Paraná. E-mail: Bolsista CAPES/Fundação Araucária. E-MAIL: jugranetto@gmail.com

Downloads

Publicado

2014-11-18

Edição

Seção

Artigos