Cultura participativa e marketing viral no YouTube e Redes Sociais

Autores

  • Ana Maria de Sousa Pereira
  • Raul Augusto Ramalho
  • Cláudio Cardoso de Paiva

Resumo

Vivenciamos  a  crescente  fase  do  compartilhamento  de  informações  e  produções audiovisuais  disseminadas  pelo  YouTube  e  pelas  Redes  Sociais.  Vistos  como  atores colaborativos,  os  indivíduos  curtem,  comentam  e  compartilham  informações  e produções presentes na era da cultura participativa. O artigo busca analisar de que forma este agenciamento sociotécnico vem moldando as relações virtualizadas e o interesse do público e de empresas em produzir vídeos e divulgá-los nas redes sociais, formando um marketing viral. Tendo em vista a popularidade dos vídeos disponibilizados na internet, propomos-nos a analisar duas espécies de vídeos, respectivamente de caráter “amador” e “profissional” que chegam a alcançar repercussão nacional e até mesmo mundial.

Palavras-Chave:  Participação.  Marketing  Viral.  YouTube.  Conversação.  Redes Sociais.

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Biografia do Autor

Ana Maria de Sousa Pereira

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação  –  PPGC/UFPB e  integrante do Grupo de Pesquisa  em  Processos  e  Linguagens  Midiáticas  -  GMID  /  PPGC  /  UFPB. Email: anasousajornalista@hotmail.com.

Raul Augusto Ramalho

Mestrando  do  Programa  de  Pós  Graduação  em  Jornalismo  -  PPJ/UFPB. Email:rauljornalistacg@yahoo.com.br.

Cláudio Cardoso de Paiva

Professor  doutor  do  Programa  de  Pós-Graduação  em  Comunicação  (PPGC/  UFPB).  Email: claudiocpaiva@yahoo.com.br.

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Publicado

2014-11-28

Edição

Seção

Artigos