Inteligência coletiva no ciberespaço: questões de direitos autorais frente à cultura do “faça você mesmo” no contexto dos blogs

Autores

  • Jitana Cardins
  • Lincoln Ferdinand
  • Marcos Nicolau

Resumo

O que antes era atividade restrita apenas aos profissionais de comunicação, hoje é abertopara toda a população: compartilhar informações. Inseridas no contexto do ciberespaçoe da cibercultura as pessoas estão ampliando sua rede de conhecimentos e contribuindopara o aumento de uma rede maior, chamada de inteligência coletiva, podendo fazê-loatravés de uma cultura do “faça você mesmo” na internet. Diante disso nosquestionamos acerca dos problemas que podemos enfrentar em relação aos direitos doautor e quais as perspectivas da legislação. O presente trabalho objetiva entender melhoressa cultura do “faça você mesmo” e analisar como ela pode ser considerada umfenômeno contributivo da inteligência coletiva, mesmo que restrita ao exemplo dosblogs, percebendo os motivos que os fazem se tornar tão populares.

Palavras-chave: Ciberespaço. Inteligência coletiva. Direito autoral. Faça você mesmo.Blogs.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jitana Cardins

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação - PPGC/UFPB. Integrante do Grupo de Pesquisa emProcessos e Linguagens Midiáticas Gmid/PPGC/UFPB. Email: jitana_cardins@hotmail.com.

Lincoln Ferdinand

Graduando concluinte do Curso de Direito do CCJ/UEPB. Integrante do Grupo de Pesquisa em Processos eLinguagens Midiáticas Gmid/PPGC/UFPB. Email: lincolnferdinand@gmail.com.

Marcos Nicolau

Professor Pós-Doutor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação – PPGC/UFPB. Coordenador do Grupo dePesquisa em Processos e Linguagens Midiáticas – Gmid. Email: marcosnicolau.ufpb@gmail.com

Downloads

Publicado

2014-12-05

Edição

Seção

Artigos