Uma análise da virtualidade dos jogos como fenômeno cultural a partir de Pierre Lévy e Johan Huizinga

Autores

  • Breno Maciel Souza Reis

Resumo

Este artigo busca analisar a ocorrência dos jogos enquanto fenômeno intrínseco àhistória do homem, considerando-o como elemento básico no processo de comunicaçãoentre os indivíduos. Assim, propõe discutir a virtualidade dos jogos, utilizando osconceitos de Pierre Lévy, e também, como apoio, a teoria de Johan Huizinga, que trata ojogo como elemento cultural, fundamental à transmissão de formas simbólicas e àformação das sociedades. Por fim, estabelece uma breve análise sobre as manifestaçõeslúdicas contemporâneas presentes no ciberespaço, e surgidas a partir doentrecruzamento entre a rede e os espaços físicos das cidades.

Palavras-chave: Virtualidade. Jogos. Cibercultura.

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Biografia do Autor

Breno Maciel Souza Reis

Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. E-mail:brenomaciel@gmail.com

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Publicado

2014-12-05

Edição

Seção

Artigos