A variedade no marketing político: das mídias tradicionais às mídias virtuais

Autores

  • Jayme Gonçalves Júnior
  • Achiles Batista Ferreira Júnior

Resumo

Este trabalho busca mostrar a utilização dos princípios de marketing, dentro do contextopolítico brasileiro, a partir das primeiras eleições diretas após a queda da ditaduramilitar. Com o processo de redemocratização, os políticos passaram a buscar um melhordesempenho em suas campanhas, ressaltando-se a eleição para presidente da República,em 1989, - caso Collor - que teve importância e significado histórico por suaspeculiaridades. Em seguida, são apresentadas as características do marketing político deum palhaço que se elegeu deputado - caso Tiririca, de um professor que se elegeuvereador - caso Professor Galdino - e finalmente o do presidente dos EUA, BarakObama. A fundamentação teórica necessária para realizar este trabalho baseou-se empesquisas a livros e artigos científicos, em base de dados virtuais.

Palavras-chave: Marketing político. Caso Collor. Caso Tiririca. Caso ProfessorGaldino. Caso Obama. Estratégias de marketing político.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jayme Gonçalves Júnior

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. E-mail:jaymegoncalves100@g.mail.com.

Achiles Batista Ferreira Júnior

Mestre em Engenharia de Produção e especialista em Marketing Empresarial, Educação Tecnológica eNovas Mídias, Metodologia do Ensino Superior. E-mail: e.maildoachiles@g.mail.com.

Downloads

Publicado

2014-12-05

Edição

Seção

Artigos