O poder persuasivo de anúncios publicitários do creme dental Colgate Total 12

Autores

  • Dhione Oliveira Santana
  • Plínnio Marcell Barreto Fontes
  • Túlio Silva Farias
  • Raquel Marques Carriço Ferreira

Resumo

O presente artigo se propõe a uma análise do anúncio “Dentistas” do “Colgate Total 12”para verificação da estrutura persuasiva das suas mensagens. Para atingirmos esteobjetivo utilizamos as referencias dos pressupostos teóricos apresentados por CarlHovland (1912-1961) sobre a teoria da mudança de atitudes com a mensagempersuasiva, que nos apresenta, entre outras informações relevantes, o conceitosintetizado da persuasão AIDA (para que uma mensagem tenha sucesso é necessárioque ela desperte a atenção, o interesse, o desejo pelo objeto anunciado, e a açãopretendida, que pode ser a de compra) enunciado pela primeira vez por Elmo Lewis em1898. Realizamos também neste texto, uma revisão bibliográfica em livros, periódicos eportais na internet sobre as teorias da comunicação publicitária, para a contextualizaçãodo assunto proposto.

Palavras-chave: Comunicação. Teoria da persuasão. Publicidade.

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Biografia do Autor

Dhione Oliveira Santana

Graduanda em Publicidade pela Universidade Federal de Sergipe. Bolsista do PIBIC-CNPq. E-mail:odhione@gmail.com.

Plínnio Marcell Barreto Fontes

Graduanda em Publicidade pela Universidade Federal de Sergipe. E-mail: tsf_rhcp@hotmail.com.

Túlio Silva Farias

Graduanda em Publicidade pela Universidade Federal de Sergipe. E-mail: tsf_rhcp@hotmail.com.

Raquel Marques Carriço Ferreira

Doutora em Televisão e Cinema pela Universidade Nova de Lisboa. Professora do Curso de Publicidadee Propaganda da Universidade Federal de Sergipe, UFS. E-mail: raquelcarrico@gmail.com.

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Publicado

2014-12-05

Edição

Seção

Artigos