O gosto musical como arma: distinção social por meio de agressões entre usuários do YouTube

Autores

  • Fernando Garbini Cespedes

Resumo

A ideia de gosto foi concebida em meados do século XVI como forma de criar distinçãosocial e manter distantes membros de grupos pertencentes a estratos sociais diferentespor meio de preferências de comportamento, vocabulário, vestuário, práticas esportivase recreativas, fruição de manifestações artísticas e outras facetas da vida social.Historicamente, o gosto tem sido usado por indivíduos com anseios de ascensão socialem tentativas de, dentro de sociedades altamente estratificadas e estamentais,aproximar-se de seus grupos de referências, em contrapartida, indivíduos já membrosdos grupos de referência têm usado a crítica e o ataque ao gosto como forma de manterafastados os que buscam recolocação. O objetivo deste artigo é, baseado nas análises dePierre Bourdieu (2007) acerca da construção do gosto na sociedade, posicionar as atuaisdisputas dos indivíduos por distinção social no contexto das redes sociais digitais,especificamente, no consumo e nos comentários feitos por usuários em vídeos musicaisno YouTube.

Palavras-chave: Distinção social. Gosto musical. YouTube. Música popular.

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Biografia do Autor

Fernando Garbini Cespedes

Mestrando do Programa de Pós-Graduação da Escola de Counicação e Artes da Universidade de SãoPaulo – PPGCOM-USP. E-mail:fecespedes@gmail.com.

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Publicado

2014-12-12

Edição

Seção

Artigos