Tradição e Oralidade: dos fios da memória à rede das ciberculturas

Autores

  • Júnior Pinheiro
  • Júnia Martins

Resumo

Representantes da ancestralidade africana no Brasil e responsáveis pela manutenção e transmissão dos saberes e tradições culturais populares, os Mestres e os Griôs, em suas comunidades, assumem funções de noticiadores, mediadores e educadores – ativistas folkcomunicacionais. Importantes agentes da cultura, eles vêm, por séculos, se utilizando da oralidade para difusão de seu conhecimento. Hoje, organizações não governamentais e políticas públicas estão buscando o reconhecimento destas tradições como patrimônio imaterial, bem como sua inclusão na matriz curricular das escolas públicas. O presente artigo analisa ações de registro e conservação das tradições dos Mestres e Griôs por meios fotográfico, audiovisual e hipertextual, bem como sua divulgação pela Internet. Entende-se que este processo de interação das memórias e oralidades com os meios de comunicação e o ciberespaço mostra-se como um objeto de estudo interessante para a Folkcomunicação. Para realizar tal intento, recorreu-se a uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, com fontes bibliográficas e documentais, cuja análise se balizou pelo método fenomenológico.

Palavras-chave: Tradição Oral. Folkcomunicação. Cibercultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júnior Pinheiro

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação – PPGC/UFPB e pesquisador associado à Intercom e à Rede Folkcom. E-mail: juniorpinheiro@ymail.com.

Júnia Martins

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação – PPGC/UFPB. Pesquisadora associada à Intercom e à Rede Folkcom. Integrante do GRUPECJ/UFPB. E-mail: juniamartins@ymail.com.

Downloads

Publicado

2014-12-16

Edição

Seção

Artigos