A publicidade na cultura contemporânea sob o olhar da Escola de Tártu-Moscou

Autores

  • Marcos Paulo Shiozaki
  • Marcelo Eduardo Ribaric
  • Ana Paula Machado Velho

Resumo

Este artigo reflete sobre o papel social da publicidade, construída em uma intensa relação dialética na qual estão imersos os indivíduos. Utiliza-se a Semiótica da Cultura da Escola de Tártu-Moscou para analisar o movimento dos signos se organizando e desorganizando no contexto histórico-social. A idéia é mostrar que a propaganda sai dos meios e é adotada nos mais variados lugares como consultórios, estações de metrô, nas discussões nas casas, escolas etc., moldando e sendo moldada pela atividade cotidiana.

Palavra chave: Publicidade. Semiótica da cultura. Cultura contemporânea.

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Biografia do Autor

Marcos Paulo Shiozaki

Mestrando em Psicologia pela Universidade “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP – Assis).

Marcelo Eduardo Ribaric

Doutorando em Comunicação e Linguagem pela Universidade Tuiuti do Paraná.

Ana Paula Machado Velho

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professora do Mestrado em Promoção da Saúde do Centro Universitário de Maringá (Cesumar).

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Publicado

2014-12-16

Edição

Seção

Artigos