Jornalismo, política e noticiabilidade: uma análise dos critérios de notícia nos periódicos Correio da Paraíba e Jornal da Paraíba

Autores

  • Epitácio Germano Araújo Rocha
  • Fábio Ronaldo da Silva

Resumo

O presente artigo se propõe discutir a produção de notícias durante o período que antecedeu as eleições municipais de 2012 no estado da Paraíba, no que se refere aos critérios de noticiabilidade dos dois principais meios de comunicação em jornal impresso, sendo eles: Jornal da Paraíba e Correio da Paraíba. Para tanto, a nossa análise consiste em identificar por meio de leituras realizadas em edições diárias de ambos os jornais, quais os critérios estabelecidos para a definição de notícia em destaque na Editoria de Política. Neste sentido, destacamos a importância dos meios de comunicação estarem centrados para a promoção do jornalismo pautado para a discussão espaço público, não mediando somente para embate político. Como base teórica foram utilizados MARTINS (2008), SILVA (2005), que discutem sobre a produção do jornalismo político e os critérios de seleção a produção da informação, contribuindo assim, para a realização desta pesquisa.

Palavras-chaves: Mídia. Noticiabilidade. Jornalismo político. Paraíba.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Epitácio Germano Araújo Rocha

Graduando do curso de Jornalismo das Faculdades Integradas de Patos (FIP). E-mail: epitaciogermano@gmail.com.

Fábio Ronaldo da Silva

Doutorando em História pelo PPGH/UFPE, professor do curso de Jornalismo das Faculdades Integradas de Patos (FIP) e do curso de Publicidade da CESREI. E-mail: fabiocg@gmail.com.

Downloads

Publicado

2014-12-16

Edição

Seção

Artigos